Eliminatorias da Oceania

A zona da Oceania das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 indicará um representante para a repescagem intercontinental, na tentativa de classificação para o torneio final a ser realizado no Brasil. Organizada pela Confederação de Futebol da Oceania (OFC), contará com a participação de onze das suas seleções afiliadas.
A Oceania é a única confederação que não possui vaga direta para as finais da Copa do Mundo. A segunda fase das eliminatórias será realizad através da Copa das Nações da OFC de 2012.

Formato

Inicialmente a ideia era utilizar-se do mesmo formato programado para as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. As disputas começariam em agosto de 2011 durante os Jogos do Pacífico em Noumea, na Nova Caledônia, onde o torneio masculino de futebol serviria como a primeira fase das eliminatórias pela OFC.[1]
No entanto, em junho de 2011, o formato foi alterado e os Jogos do Pacífico deixaram de fazer parte do processo de qualificação.[2] O novo prevê uma primeira fase onde as quatro seleções piores classificadas no ranking da FIFA integram um grupo único onde se enfrentam todos contra todos, a ser disputado entre 21 e 26 de novembro de 2011. O vencedor dessa primeira etapa irá se juntar então as outras sete equipes na Copa das Nações da OFC de 2012, marcada para Fiji entre 1 e 12 de junho. Os quatro semifinalistas do torneio avançam para a terceira fase.[3]
A terceira fase será disputada em grupo único, com jogos de ida e volta, e será realizada entre 7 de setembro de 2012 e 26 de março de 2013. A seleção vencedora irá competir na repescagem intercontinental contra uma equipe de outra confederação, a ser definida através de um sorteio aleatório, ao invés de ser decidido antecipadamente pela FIFA como em eliminatórias anteriores.

Primeira fase

A primeira rodada será disputada pelas quatro seleções da OFC piores colocadas no ranking da FIFA: Ilhas Cook, Samoa, Samoa Americana e Tonga. Será disputada em grupo único, onde todos se enfrentam, em sede a definir. O vencedor classifica-se a Copa das Nações da OFC de 2012 (segunda fase).

Segunda fase

O vencedor da primeira fase irá juntar-se as restantes sete seleções da OFC na segunda fase, a ser disputada em dois grupos de quatro em junho de 2012, como parte da Copa das Nações da OFC de 2012. Os quatro semifinalistas (as duas primeiras seleções de cada grupo), avançam para a terceira fase. Os grupos foram definidos em sorteio realizado no Rio de Janeiro, Brasil, a 30 de julho de 2011.

Terceira fase

A ser disputada entre setembro de 2012 e março de 2013, as quatro seleções classificadas na fase anterior integrarão um grupo único, em partidas de ida e volta. A vencedora disputará a repescagem para se classificar para a Copa do Mundo FIFA de 2014.

Copa das Nações da OFC

A Copa das Nações da OFC de 2012 será a nona edição do torneio e servirá como a segunda fase do torneio de qualificação para a Copa do Mundo FIFA de 2014. Será realizado em Fiji entre 1 e 12 de junho com a participação de oito seleções e servirá como eliminatória para a Copa do Mundo FIFA de 2014, no Brasil (equivalente a segunda fase).
O campeão da Oceania em 2012 e se classificará para a Copa das Confederações de 2013 no Brasil.

Participantes

As sete equipes mais bem posicionadas no ranking da FIFA de seleções se qualificaram automaticamente para a disputa da Copa das Nações. A última seleção participante será definida na disputa entre as quatro seleções restantes da OFC, na primeira fase das eliminatórias para a Copa do Mundo.

Sorteio

O sorteio dos grupos foi realizado durante a cerimônia que definiu a composição das eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, no Rio de Janeiro, Brasil, a 30 de julho de 2011.[2]
As seleções foram divididas em dois potes, onde no primeiro constavam as equipes posicionadas entre 1 e 4 no ranking da FIFA e no segundo pote as seleções restantes, além do vencedor da primeira fase.

Fonte: Wikipedia.