Eliminatorias da Copa do Mundo FIFA
As Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA são um processo pelos quais as seleções nacionais de futebol passam para se classificar às Finais da Copa do Mundo FIFA, ou, mais comumente conhecidas como Copa do Mundo FIFA. A Copa do Mundo FIFA é um evento global, e as eliminatórias são utilizadas para reduzir o grande número de participantes de cerca de 200 para 32.
As Eliminatórias são realizadas dentro das seis zonas continentais da FIFA (África, Ásia, América Do Norte, Central e Caribe; América do Sul, Oceania e Europa), e são organizadas por suas respectivas confederações. Para casa torneio, a FIFA decide primeiramente o número de vagas que cada zona continental terá, baseando-se na força relativa dos times das confederações (e, pode se dizer, considerações políticas).
As sedes das Copas do Mundo se classificam automaticamente às finais. Ao contrário de outros esportes, resultados de Copas do Mundo anteriores ou dos campeonatos continentais não são levados em conta. Até 2002, o defensor do título também recebia uma vaga automática, mas a partir da Copa do Mundo de 2006 eles também precisariam se classificar.
Por muitos anos, as Eliminatórias foram evoluindo, de nenhum processo eliminatório em 1930, quando as equipes foram convidadas e apenas 13 aceitaram participar, até um processo de dois anos de duração em 2006 que começou em 2003.
Enquanto o número de times classificados para as finais foi mudando, de 16 entre 1934 e 1978, para 24 entre 1982 e 1994, e finalmente para 32 começando em 1998, o formato das Eliminatórias tem sido basicamente o mesmo pela história das Copas do Mundo. As equipes são chaveadas continentalmente, e competem por um número fixo de vagas, com uma ou duas vagas reservadas a vencedores de repescagens inter-continentais.
Formato atual
Atualmente, 32 vagas estão disponíveis na fase final. Uma delas é reservada ao país-sede, mas se duas ou mais nações sediam o torneio em conjunto, cada uma recebe uma vaga. As finais de 2006 foram as primeiras nas quais uma vaga automática não foi garantida ao defensor do título; o vencedor da Copa de 2002, Brasil classificou-se para 2006 no primeiro lugar de seu grupo.
A FIFA decide primeiramente o número de vagas disponíveis para cada uma das zonas continentais.
-
Europa (UEFA): 13 vagas
-
África (CAF): 5 vagas
-
América do Sul (CONMEBOL): 5,5 vagas (incluindo o Brasil, classificado automaticamente por ser país sede)
-
Ásia (AFC): 4,5 vagas
-
América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF): 3,5 vagas
-
Oceania (OFC): 0,5 vaga (única confederação que não possui vaga garantida)
Fonte: Wikipédia.