Eliminatorias da Europa
A zona europeia das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 indicará treze representantes para a competição realizada no Brasil. Organizada pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), contará com a participação de todos os 53 países afiliados. O processo de qualificação será iniciado após a conclusão do Campeonato Europeu de 2012, em 7 de setembro do mesmo ano.
Sorteio
O ranking da FIFA de julho de 2011 foi usado para determinar a distribuição das seleções entre os potes.[2] Em consideração das relações políticas delicadas entre a Armênia e o Azerbaijão, assim como entre a Rússia e a Geórgia, a UEFA solicitou que a FIFA mantesse política atual não sortear essas equipes em um mesmo grupo.[1] Armênia e Azerbaijão estavam no mesmo pote e, portanto, não poderiam ser emparelhadas. Rússia e Geórgia estavam em potes distintos, mas como as seleções não caíram no mesmo grupo, não foi necessário alterar o sorteio original.
O sorteio dos grupos se realizou no Rio de Janeiro, Brasil, a 30 de julho de 2011.
Primeira fase
A primeira fase será composta por oito grupos de seis e um grupo de cinco seleções. As nove vencedoras de cada grupo classificaram-se diretamente, enquanto as oito melhores segundo-classificadas disputarão a segunda fase por quatro vagas derradeiras na Copa do Mundo. Para determinar os classificados como melhores segundo-classificados, os resultados contra as equipes que finalizarem na última colocação nos grupos de seis seleções não serão considerados. É o mesmo formato de qualificação utilizado em 2010.
Segunda fase
A ser disputada em novembro de 2013, será disputada pelas oito melhores seleções segundo-classificadas nos grupos da primeira fase, no sistema eliminatório em partidas de ida e volta. Os quatro vencedores dos confrontos se classificam para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Fonte:Wikipedia.