Eliminatoias da America do Norte, Central e Caribe

A zona norte, centro-americana e caribenha das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil indicará 3 representantes diretos e um para a repescagem intercontinental. Organizada pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), contará com a participação de seus 35 países membros.

Sorteio

Em março de 2011, após a CONCACAF não ter conseguindo quatro vagas diretas para a Copa de 2014 junto a FIFA, a entidade indicou que o formato inicial proposto seria revisto.[1] Ainda no mês de março a CONCACAF anunciou que o formato de qualificação junto à FIFA, com o modelo proposto consistindo de 4 etapas, semelhante ao utilizado para as eliminatórias para a Copa de 2010.[2]
Equipes posicionadas entre 1 e 6 no ranking de seleções da confederação entrarão na disputa a partir da terceira fase. Equipes ranqueadas entre 26 e 35 iniciam desde a primeira fase, onde cinco classificadas avançam para a segunda fase onde enfrentam as equipes entre 7 e 25 no ranking.

Segunda fase

A segunda fase será disputada no sistema de grupos por 19 seleções que entram a partir dessa fase (7–25 no ranking) mais as cinco classificadas da primeira fase.
As 24 seleções serão divididas em seis grupos de quatro equipes cada, onde apenas a campeã de cada grupo classifica-se para a fase seguinte. O sorteio que definiu a composição dos grupos foi realizado no Rio de Janeiro a 30 de julho de 2011.

Terceira fase

As seis equipes mais bem classificadas no ranking da FIFA iniciam a corrida pela Copa do Mundo a partir dessa fase, junto as outras seis equipes classificadas da segunda fase.
Novamente disputada no sistema de grupos, as doze seleções serão divididas em três grupos de quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo classificam-se para a quarta fase. O sorteio realizado no Rio de Janeiro a 30 de julho de 2011 determinou a composição dos grupos.

Quarta fase

Nesta última fase, as 6 seleções derradeiras formarão um grupo único, onde os três melhores colocados classificam-se para a Copa do Mundo de 2014. O quarto colocado disputará a repescagem intercontinental por uma última vaga no mundial.

Repescagem

A equipe classificada como quarta colocada da CONCACAF enfrentará uma equipe de outra confederação em partidas de ida e volta. O vencedor classifica-se a Copa do Mundo de 2014. Em 29 de julho de 2011 um sorteio irá definir os emparelhamentos da repescagem entre as confederações.

Fonte: Wikipédia.