Os Momentos No Futebol

Gol

Um gol (português brasileiro) ou golo (português europeu) (um anglicismo, do inglês goal, "objetivo") é o ato mais importante do jogo de futebol e esportes similares, e ocorre sempre que a bola ultrapassa por completo uma barreira imaginária entre os postes ("traves" em português brasileiro) e sob a trave ou a barra ("travessão" em português brasileiro), definida por uma linha branca desenhada com tinta no gramado, que tem medidas regulamentadas: 7,32 metros de largura e 2,44 metros de altura.
Num jogo de futebol não-oficial, os detalhes dos postes e da cal podem ser trocados por dois simples objetos (por exemplo, dois paus, duas pedras ou dois chinelos) delimitando os postes.

A Falta

A falta no futebol é um lance onde determinadas irregularidade foi marcada pelo árbitro.
A falta pode ser cometida de forma proposital pelo jogador, ou através de lances em que o árbitro determina a sua existência. A falta é que desencadeia outros lances como pênalti, tiro livre indireto. A cobrança de uma falta pode gerar uma reversão, que é cometida quando o jogador cria alguma irregularidade, como tocar antes do juiz apitar, com a bola rolando, ou fora de seu local determinado pelo juiz. Uma falta pode ser cometida por todos os jogadores em campo, inclusive o goleiro[1]. Falta pode também gerar cartões para quem o comete, uma falta simples pode não gerar cartões, uma falta média, pode gerar um cartão amarelo, já uma falta grave, pode levar o jogador a expulsão com um cartão vermelho. Uma falta pode ser cobrada com tiro livre indireto, ou por dois lances, dependendo de como ela ocorreu.

Cartão Amarelo

O cartão amarelo é utilizado normalmente em vários desportos pelo árbitro, no sentido de indicar ao jogador que recebe um determinado nível de punição pela sua conduta, servindo como aviso a este, que cometeu uma infracção leve. Pode ter também outros significados, fora do contexto do desporto.
No futebol é mostrado a um jogador o cartão amarelo como aviso que tenha cometido algum tipo de infracção como uma falta, servindo-lhe de advertência. Ao ser mostrado um segundo cartão amarelo ao mesmo jogador, este recebe também um cartão vermelho, sendo imediatamente expulso do campo.
O cartão amarelo foi introduzido pela FIFA em Copas do Mundo (Campeonatos Mundiais), a partir da Copa de 1970 disputada no México e o primeiro jogador a receber o primeiro cartão amarelo nessa mesma Copa foi o Inglês Lee. Ao redor do mundo nos campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais um número predeterminado de cartões amarelos em distintas partidas faz com que o jogar torne-se inapto a jogar a próxima partida disputada por seu time (equipa) como uma penalização imposta para disciplina em jogo. Por exemplo, nos campeonatos nacionais de futebol do Brasil, um jogador que receba ao todo três cartões amarelos, considera-se inapto a jogar a próxima partida disputada pelo seu clube, a contar da partida que recebeu o seu terceiro cartão.

Cartão Vermellho

O cartão vermelho é utilizado em vários desportos pelo árbitro, no sentido de indicar ao jogador que recebe um determinado nível de punição, que normalmente é a expulsão do jogo.
No futebol é apresentado a um jogador que tenha acabado de cometer uma falta grave ou quando recebe o segundo cartão amarelo. Esse jogador terá de sair do campo imediatamente, e não poderá fazer parte novamente do jogo, nem pode ser substítuido por outro da mesma equipa, tendo esta de continuar o jogo com um jogador a menos. O cartão vermelho, em alguns casos também resulta em sanções adicionais, sendo a mais comum o impedimento de participar em determinado número de jogos seguintes, normalmente por um jogo. Mas estas punições dependem das regras do torneio ou competição em questão. Os cartões vermelhos e amarelos começaram a serem utilizados no futebol, na Copa do Mundo de 1970, antes havia expulsões, mas sem a utilização deste instrumento.Antigamente o cartão era dado depois de três fases o jogador levava dois amarelos e poderia continuar jogando na próxima era vermelho na certa.

O Penalty

O Pênalti, penalty ou penalidade máxima (português brasileiro) ou grande penalidade ou penálti (português europeu) é, no futebol, a falta suprema para a equipe (enquanto que o cartão vermelho o é para o jogador, que significa a sua expulsão). Deve ser marcada toda vez que houver uma falta dentro da grande ou da pequena área que favoreça o time adversário ao do goleiro que defende a baliza de tal área.
Para a cobrança de um pênalti a bola é colocada na linha de grande penalidade (no centro da meia-lua, em frente à baliza) e o duelo trava-se unicamente entre o rematador e o goleiro. Imediatamente após o remate o jogo prossegue naturalmente, o que significa que, por exemplo, se o guarda-redes defender a bola para longe da baliza e não a agarre, os jogadores, que esperam atrás da linha de remate, podem continuar a jogar e insistir no remate.
O pênalti é aplicado na maioria das modalidades de futebol, tais como futebol de campo, futsal, futebol de salão, futebol society, etc.
O pênalti ocorrido durante a partida pode ser cobrado em dois toques, desde que a bola seja rolada para frente e o segundo jogador a tocar nela esteja fora da área no momento da cobrança. No caso de decisão de resultado por pênaltis isso não é permitido.

Decisões por penaltis

No futebol a disputa por pênaltis, ou grandes penalidades, é uma das formas mais comuns de decidir o vencedor de uma partida em caso de empate no tempo normal ou na prorrogação.
Após ser escolhido o lado do campo onde as cobranças serão efetuadas e a equipe vai começar as cobranças, cada treinador entrega ao juiz uma relação contendo cinco nomes do elenco seu time (podendo inclusive ter o goleiro entre eles), dentre os que terminaram em campo, pela ordem em que vão cobrar os pênaltis.
As cobranças são então realizadas de forma alternada e os pênaltis convertidos são contabilizados em um placar que nada tem a ver com o resultado do jogo até que uma das equipes tenha uma diferença que não pode ser tirada pela outra.
Ao final das cinco cobranças, caso a igualdade persista, é escolhido um jogador de cada equipe para bater de forma alternada. Essa situação persiste até que uma das equipes tenha vantagem sobre a outra e ambas já tenham batido o mesmo número de penaltis. Se o elenco todo já tiver cobrado, os jogadores podem cobrar mais uma vez, não necessariamente na mesma ordem.
Na disputa por pênaltis, assim como na cobrança de um pênalti durante o tempo regulamentar e prorrogação, o goleiro pode se mexer apenas sobre a linha abaixo das traves. Se invadir a área antes do cobrador efetuar a cobrança, o árbitro pode mandar a cobrança ser repetida.
Os pênaltis convertidos não contam oficialmente como gols e o resultado da disputa de pênaltis serve apenas como critério de desempate para o campeonato, não alterando o resultado oficial do jogo - ou seja, um jogo que terminou empatado e foi decidido nos pênaltis oficialmente continua sendo um empate.
Foi empregada pela primeira vez na Copa Watney.
Atacante Defensor Goleiro (ADG) é uma nova alternativa para as grandes penalidades, desenvolvida por Timothy James Farrell. ADG apresenta uma série de dez concursos em que um atacante tem trinta segundos para marcar um gol contra um defensor e um goleiro. Na conclusão dos dez concursos, a equipe que conseguir o maior número de gols será a vencedora.

Fonte: Wikipedia