O Atacante

O atacante ou avançado é uma posição de linha do futebol. Desempenha função ofensiva, com objetivo de fazer gols ou dar assistências para seus companheiros.

Ponta-de-lança

Centroavante (português brasileiro) ou ponta-de-lança (português europeu) no futebol, é o atacante responsável por ser a referência no ataque, se colocando dentro da área, sendo responsável pelas finalizações, geralmente jogando entre os zagueiros.
As características necessárias para se tornar um centroavante são a boa presença de área, o oportunismo, a precisão nos chutes e, também, o bom cabeceio. Muitas vezes, o centroavante não possui muita habilidade, tendo a função apenas de fazer gols. Jogando mais centralizadamente, sem buscar o jogo. Por este motivo é uma das posições onde jogadores obtêm maior destaque, tornando-se artilheiros dos times e lembrados com muito carinho pelos torcedores.
Na maioria dos casos, os centro-avantes vestem a camisa 9. A segunda camisa mais usada por centro-avantes é a 10. Em alguns casos, o centro-avante poderá vestir as camisas 7, 8 ou 11. Mas é mais raro, pois estas camisas são mais utilizadas por jogadores de meio-campo ou segundos-atacantes. As camisas mais utilizadas por centro-avantes reservas são a 19 e a 99. No entanto alguns ainda utilizam a 17 ou a 18.

Meia-atacante ou segundo atacante

Também conhecido por ponta-de-lança, é o atacante que se movimenta mais, normalmente abrindo para as pontas do campo, para puxar a marcação ou para buscar o jogo no meio-de-campo, quando a marcação da defesa é mais forte.

Ponteiro ou Extremo

Ponteiro ou ponta (português brasileiro) ou extremo (português europeu) é uma das posições do futebol. O jogador que desempenha esta função atua como um atacante pelos lados do campo, normalmente perto da região do escanteio. Por esse motivo, pode atuar tanto pelo lado direito quanto pelo lado esquerdo, sendo chamados, respectivamente, de ponta-direita e ponta-esquerda.
Os pontas foram bastante utilizados nos esquemas táticos do século XX. Era comum a presença de cinco ou quatro atacantes em esquemas como o 4-2-4 ou o 2-3-5 (antigamente esse esquema era chamado de WM). Os pontas de lanças eram responsáveis por puxar as jogadas do meio-campo ao ataque através dos lados e colocar a bola dentro da grande área para seus companheiros.
A sua utilização no Brasil começou a cair em desuso com o esquema adotado pela Seleção Brasileira de Futebol da Copa do Mundo FIFA de 1970. O time brasileiro atuava com uma espécie de 4-3-3 assimétrica, mas com a presença de um ponta só. Os pontas (um ou dois) seguiam sendo utilizados através dos 70, mas, na década de 80, a maioria das equipes sul-americanas dispensou os pontas.

Centroavante

O centroavante é o atacante finalizador, responsável por ser a referência no ataque, se colocando dentro da área, sendo responsável pelas finalizações, geralmente jogando entre os zagueiros. Costuma ter boa presença de área, oportunismo, precisão nos chutes e um bom cabeceio.

 

Fonte: Wikipédia